Naveguem por este mundo sem validade!

segunda-feira, 2 de março de 2015

Deve ter-lhe dado o peco!

Sábado à noite, foi noite de copos e cerveja cá em casa...para mim, copos de sumo (claro)! 
Recebemos amigos em casa (boa!) e, por isso, já ultrapassámos oficialmente a fase "somos eremitas desde que a baby C. nasceu e sentimo-nos velhos como tudo  e para nós saída é ir ao supermercado ou ao shopping, porque lá não faz frio e eu posso dar mama e mudar a fralda num sitio jeitoso."
Entretanto, estamos a pensar trocar a carrinha por um transporte mais ecológico.
Entrámos em grande na vida social, ainda que não tivéssemos saído de casa!... 
Estes nossos amigos aturam-nos os atrasos, os filhos (e ainda lhes trazem dinossauros!), trazem pão caseiro recheado com queijo e snacks de maçã e pêra. Mas para serem de top, teriam ficar mais um quarto de hora, para aspirar e por as garrafas de minis vazias na reciclagem.

Mais ou menos isto.
Entre conversas e histórias, partilhei com a malta "uma das técnicas duvidosas mas eficazes da minha mãe na prevenção do abuso de rufias e escumalha com más intenções e pensamentos menos próprios naquela idade estranha em que começam a crescer pêlos em sítios que eu não imaginava sequer que existiam"! 
O amigo D. desafiou-me a partilhar aqui. Desafio aceite.
Preocupação de mãe é única e está sempre presente (eu que o diga!). A minha mãe não é exceção (ainda hoje, me pergunta o que jantei!). Uma das suas recomendações famosas e, que provavelmente, direi à minha baby C. daqui a uns anos (pois temos de perpetuar as tradições, passando conhecimento de geração em geração!...) era:
"Nunca deixes mexer nas tuas maminhas senão elas ganham o peco."
Deve ter-lhe dado o peco.
(Nota: Peco - substantivo masculino - Mal que causa o estiolamento das plantas. Adjetivo: Que não medrou; estiolado, definhado; falto de inteligência; Acanhado.) in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/peco [consultado em 01-03-2015].

1 comentário: